Presidenciais. Marcelo considera vantajoso que o seu "distanciamento da cena política" comece mais cedo
Foto: Tiago Petinga - Lusa
O presidente da República considerou esta quarta-feira vantajoso o facto de se iniciar tão cedo o debate sobre a sua sucessão, já que desse modo pode começar também mais cedo o seu "distanciamento da cena política". Marcelo Rebelo de Sousa garantiu ainda não ter "a noção" se o almirante Gouveia e Melo será ou não reconduzido enquanto Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).
"Tem uma vantagem em relação a mim: o presidente, quando se inicia o período de pré-campanha presidencial, e depois de campanha presidencial, tem o dever de distanciamento progressivo da cena política”, afirmou aos jornalistas.
“O palco é para ser ocupado, naturalmente, pelos candidatos e candidatas”, continuou. “O facto de eventualmente vir a começar mais cedo facilita o meu distanciamento mais cedo relativamente ao palco político”.
Questionado sobre se tem noção de que Gouveia e Melo não será reconduzido, Marcelo respondeu que até agora não tem “noção nenhuma”.
“Terei a noção na altura em que tiver de ter a noção”, acrescentou.
O Conselho do Almirantado, órgão máximo de consulta do chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo, está reunido esta quarta-feira, dia em que se inicia formalmente o prazo para o Governo iniciar o processo de nomeação do próximo CEMA.
Se Henrique Gouveia e Melo – cujo nome tem surgido como um dos possíveis candidatos às eleições presidenciais de janeiro de 2026 – não for reconduzido, ficará livre para outros projetos.